segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Qual o significado da arte para as crianças?

   A criança tem uma visão diferente de arte em relação ao adulto.
   O adulto valoriza a arte dentro do campo da estética e beleza externa, enquanto a criança valoriza o “ fazer”, usando-o como meio de expressão.
  Como a criança usa a arte como meio de exteriorização do pensamento de forma espontânea, alguns professores se entusiasmam com tal fato, sugestionando cores e formas que a criança deve usar. Sendo assim, seus alunos se sentem obrigados a utilizar os esquemas de cores e as proporções indicadas por seus professores, o que resulta na dificuldade das crianças de se identificarem com os próprios desenhos.
  Se não houvesse nenhuma intervenção do meio externo, a criança formalizaria a sua arte de sua própria maneira, com seus próprios estímulos. Porém, isso muitas vezes não acontece; um grande exemplo ocorre quando ouvimos uma criança dizer que sente dificuldades e não sabe fazer determinados desenhos, escolher cores ou modelar a argila, fechando-se no seu próprio eu, deixando que os adultos decidam por elas.
  Um outro agravante também, para o desenvolvimento da arte das crianças, ocorre no momento em que o produto final será avaliado, levando-se em consideração a estética, quando na realidade, este não deve ser um fator relevante quanto ao próprio fazer da criança, ou seja: seus sentimentos, pensamentos, percepções, reações ao seu ambiente são totalmente aplicados em seus trabalhos; isso é arte.
  A arte é extremamente importante para as crianças que são mais tímidas e retraídas, pois estes poderão usá-las como processo de auto-expressão, desenvolvendo modos de expressar seus pensamentos, sentimentos e interesses através de seus desenhos e pinturas.
  Portanto o papel fundamental do arte educador é estimular a expressão artística de cada aluno, para que se identifiquem com suas próprias experiências e que eles possam expressar seus sentimentos e emoções.
  Os benefícios da arte no desenvolvimento são constatados quando a criança está desenvolvendo um trabalho, se expressando por inteiro, dando sentimento (subjetivo) e perfeição (estética). Como esse sentimento é único e pessoal, o trabalho de duas crianças jamais será igual, pois este refletirá a capacidade intelectual, o desenvolvimento físico, a percepção e o desenvolvimento criador.

Maria Isabel Braggion Archangelo