segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A arte na educação escolar

  A arte pode ser ensinada e aprendida também na escola. Portanto, tanto educadores como futuros educadores, temos que trabalhar de forma a buscar atividades e vivências mais significativas para os educandos, observando uma estruturação nas propostas.
  É claro que a escola não é o único lugar em que se aprende arte; outras instituições sociais e culturais (família, centros culturais, teatros, museus, etc) também participam de alguma forma. Mas na escola, as crianças e jovens vivenciam e entendem o processo artístico e sua história em cursos apropriados para esses fins.
  É na escola que deveria ser dada a oportunidade para crianças, jovens e adultos experimentarem o fazer, o conhecer e o criticar a arte.
  Apesar do ensino de arte nas escolas ser limitado (por a tratarem como matéria secundária, por não ter o mesmo número de aulas que as outras matérias e avaliação não rigorosa), há possibilidades desse ensino ter uma melhor qualidade. É aí que entra o papel do arte educador. Este deve se aperfeiçoar tanto em saberes artísticos e sua história, quanto no desenvolvimento do trabalho de educação escolar em arte.
  Para que os cursos de arte nas escolas sejam qualitativos, é necessário que os interesses do professor estejam de acordo com os objetivos dos alunos, vivenciando o fazer artístico e apreciações estéticas e culturais conjuntamente.
  É necessário dar ênfase no fazer e apreciar arte, associando os interesses culturais e artísticos de seus alunos, dentro do mundo contemporâneo, aplicando atividades pedagógicas que auxiliem o aluno a aprender a ver, olhar, ouvir, pegar e sentir os elementos da natureza e as diferentes obras artísticas e estéticas no mundo cultural.
  A arte não é só importante para o homem pelo fato de ser instrumento para desenvolver sua criatividade, sua percepção, etc, mas é também por ser um objeto de estudo e por ser um dos fatores essenciais de humanização.
  Através da arte educação podemos compreender as nossas maneiras de admirar, de gostar, de julgar, de aprender e de fazer diversas manifestações culturais e as obras de arte. Conscientemente, estamos nos educando artisticamente, em um diálogo constante de conteúdo consciente e inconsciente, na vivência com as pessoas e as coisas.
   A arte influencia nossas práticas culturais, apresentando esteticamente as diversas visualidades, falas, movimentos, sonoridades, cenas, desde nossa infância.
   Dentro do processo de arte educação, temos a oportunidade de analisar quais práticas artísticas e estéticas existentes na nossa vida contemporânea queremos conservar ou mudar e o porque; sendo assim, é necessário continuar praticando arte, convivendo com o objetivo de aplicar o nosso potencial perceptivo, afetivo e cognitivo.

Maria Isabel Braggion Archangelo