A escola poderia ser um espaço de aprimoramento do lúdico, apresentando o conhecimento de maneira interessante e desafiante.
Algumas escolas, tendo conhecimento desses fatos introduziram o lúdico em salas de aula de uma maneira instrumental, ou seja: este está sendo visto como recurso motivador, instrumento ou meio para a realização de objetos que podem ser educativos, mas na realidade a verdadeira proposta do lúdico é que este seja essencial.
Perroti (1995) mostra a diferença do lúdico instrumental e o essencial; é que o primeiro dá a maior importância à produtividade e o segundo a produtividade é o próprio brincar.
Friedmann (1992) analisa que a brincadeira é um sistema que integra a vida social das crianças e é caracterizada por ser transmitida de uma geração para a outra de forma expressiva. Logo, de acordo com os interesses e as necessidades de cada grupo, as brincadeiras são imitadas ou interpretadas pelas crianças.
A mesma autora ainda aponta cinco aspectos da atividade lúdica: o primeiro deles é o tempo e espaço – as características das brincadeiras são apresentadas de acordo com o tempo e espaço para estas acontecerem; o segundo diz que as relações sociais que acontecem durante as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento porque a criança terá a oportunidade de assumir papéis e colocar-se no lugar do outro; o terceiro se refere aos objetos e brinquedos, estes são meios para brincar e veículos da inteligência e da atividade lúdica; o quarto diz respeito às ações físicas e mentais do sujeito. Nos primeiros anos de vida as ações são ao nível concreto
(físico). À medida que a criança cresce elas se tornam mais abstratas, no brincar sempre há o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais.
A quinta característica é a percepção das relações de meios/fins no ato de brincar. Ela pode ter fins pedagógicos ou ser puro divertimento, mas de qualquer forma ela ativa o desenvolvimento integral da criança. Logo, isto caracteriza a sua importância no âmbito escolar.Maria Isabel Braggion Archangelo