Para motivar artisticamente uma criança, o professor de artes deverá conhecer bem o aluno e o seu mundo, pois este é significativo para o mesmo.
Poderá também colocar a disposição diversos materiais artísticos para que o aluno possa ter a possibilidade de escolha e identificação com determinado material e consequente técnica a ser empregada.
As necessidades das crianças são diversas e mudam conforme as fases do desenvolvimento. O professor deverá atender as necessidades individuais desses alunos a fim de que se mostrem livres e que, por via de consequência, passem a se expressarem artisticamente, sem interferência de modelos pré-concebidos.
Ao longo do processo os professores poderão encontrar crianças inseguras, as quais na maioria das vezes alegam não saber desenhar ou que, aquilo que ela faz é feio. Provavelmente, ela não se identifica com o que faz e dá maior importância ao produto final (resultado estético).
Nestes casos, o educador poderá estimular estas crianças, aflorando e desenvolvendo o que há de mais significativo em suas vidas, e contextualizando-o para o objeto de seu trabalho artístico.
A criança trabalhará com sua própria realidade, com suas próprias emoções e, conseqüentemente, seu trabalho se tornará único e atenderá exclusivamente as suas próprias expectativas.
Ela poderá se sentir segura em relação ao trabalho apresentado dessa forma, dando valor à experiência artística e seu respectivo processo.
Maria Isabel Braggion Archangelo